Terras Pretas de Índio



Em mais uma aula, o professor trouxe algo que não sabia que existia, que é a terra preta de índio, estar em desuso falar a palavra “índio”, porém é assim que ainda é conhecido o tema. 

O docente de Etnologia e povos indígenas colocou alguns vídeos para assistirmos e conhecer um pouco sobre este assunto. 

O que consegui captar é que a terra preta de índio é um solo féril, rico, escuro e que está localizado na Amazônia e que existem algumas versões de como surgiu essa terra este tipo de solo se foi com interferência de ação humana com uma mistura de materiais orgânicos ou se formou naturalmente de sedimentos ricos de elementos químicos, também é encontrada nesta pontos de cerâmica. 

Dito isso, eu aprendo que é mais uma riqueza que os povos originários trazem para a história do Brasil e do mundo. Os solos escuros amazônicos despertaram o interesse dos cientistas, devido à sua fertilidade e à capacidade de reter carbono, evitando que seja liberado para a atmosfera, surgiram vários artigos nos últimos anos sobre este tema, discussões e indagações, e os nutrientes que esta terra retém para os alimentos que são plantadas nela, muito legal conhecer e estudar.

Além do conteúdo passado pelo professor Eric, pesquisei outras fontes e vi que esse enegrecido solo é proveniente do acúmulo de restos de comida muitas vezes preparadas com fogo, também e têm resíduos de fezes e de outros resíduos orgânicos que são produzidos e acumulados durante anos, essa composição é o que causa a mudança de cor no solo e faz com que esse solo seja muito mais fértil.




https://revistapesquisa.fapesp.br/uma-origem-natural-das-terras-pretas-de-indio/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Costumes e curiosidade sobre os Maias no México

Viagem a Conceição do Coité para o XI CBPN (Congresso Baiano de Pesquisadores Negros) e conhecimento do povo Kiriri

Restrição de consumo de peixes de água doce durante a gestação por conta do mercúrio.