Viagem a Conceição do Coité para o XI CBPN (Congresso Baiano de Pesquisadores Negros) e conhecimento do povo Kiriri




Filtro dos sonhos
Feito por um indígena do povo Kiriri 




 Artesanato produzido pelo povo Kiriri em Conceição do Coité, viagem realizada por mim através da UNEB para o XI CBPN (Congresso Baiano de Pesquisadores Negros da Bahia) no Campus  XIV ocorrido no 1° semestre de 2023 tive o privilégio de conhecer um pouco sobre a arte a cultura e os costumes do povo Kiriri por não saber o significado da palavra Kiriri logo de início eu não entendi o motivo de tanto silêncio com aqueles indígenas que estavam com as suas barracas no evento para gerar uma renda cheguei a dialogar um pouco com alguns indígenas que estavam no local tive a curiosidade de pesquisar um pouco sobre o nome desse povo e nessa pesquisa descobri que significa povo calado aí eu consegui entender o motivo do silêncio.

Durante o evento eles explicaram um pouco da agricultura que eles praticam sobre o cultivo de milho feijão e mandioca para consumo e para venda e também sobre a produção de artesanato para uso doméstico e decorativo e até mesmo brincos colares pulseiras inclusive eu adquiri alguns produtos que eles estavam vendendo ali naquela feira, o povo agradável acolhedor me senti pessoalmente honrada em conhecê-los e entender um pouco sobre a sua cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Costumes e curiosidade sobre os Maias no México

Restrição de consumo de peixes de água doce durante a gestação por conta do mercúrio.